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Código de Conduta Ética da Tavile

 1. APRESENTAÇÃO

 1.1. Objetivo

 O Código de Conduta Ética  Profissional da Tavile Informática, tem por objetivo principal servir como orientação aos colaboradores no exercício de suas atribuições, de forma a garantir a lisura e a integridade nos processos de aquisição e no relacionamento com os fornecedores  de produtos, serviços e clientes.

 1.2. Abrangência

 A observância e cumprimento das orientações firmadas neste Código de Conduta e Ética  Profissional é extensiva e aplicável a todos os colaboradores da empresa Tavile Informática que:

 i) executam qualquer atividade relacionada à aquisição de produtos e serviços, de forma pontual ou como parte da atribuição do seu cargo, tais como: compras diretas, compras de pequeno valor ou emergenciais, envolvendo ou  não contatos com fornecedores, clientes;

 ii) têm acesso a qualquer etapa ou documento dos processos conduzidos pelo Departamento de Compras, Departamento Comercial e Departamento Financeiro.

 É esperado dos fornecedores e clientes no relacionamento com a empresa Tavile Informática, no que couber, conduta que esteja em conformidade com este Código de Conduta Ética Profissional.

 2. VALORES E PRINCÍPIOS ÉTICOS

 Todos os Colaboradores da empresa Tavile Informática, devem seguir os padrões éticos pelos quais são incentivados e responsabilizados, regidos pelos valores e princípios constantes do Código de Conduta Ética Profissional. No entanto, alguns princípios devem ter suas peculiaridades reforçadas neste Código. São eles:

 2.1. Integridade

 2.1.1.Conflito de Interesses

 O conflito de interesses, no processo de aquisição, acontece principalmente nas situações em que a atuação do Profissional de Compras, no relacionamento com fornecedores, coloca a busca de benefícios próprios ou de terceiros à frente dos interesses da empresa.

 Exemplos de conflitos de interesses:                                                                                                                                                                         i) interesses financeiros que possam influencia as decisões do  Profissional de Compras quanto à condução dos negócios com fornecedores;

 ii) uso de informações confidenciais;

 iii) uso de itens de propriedade da empresa Tavile Informática, para assuntos de interesse pessoal ou de terceiros, salvo quando autorizado;

 iv) pleitear, com base em seu cargo, descontos em aquisições de bens ou serviços, para uso ou consumo de caráter pessoal.

 a) Brindes e Presentes

 A aceitação de presentes oferecidos por fornecedores pode comprometer a capacidade de julgamento e imparcialidade do Profissional de Compras, bem como a isenção, lisura e transparência sobre os procedimentos de compras.                Não deverão ser aceitos presentes oferecidos por empresas fornecedoras, bem como por quaisquer dos seus funcionários, que possam representar relacionamento impróprio ou prejuízo financeiro ou de reputação para a Tavile Informática.                                                                                                                                                                                                                Podem ser aceitos brindes institucionais publicitários contendo logomarca, tais como canetas, chaveiros, agendas, porta cartão, desde que com a ciência da Alta Direção.

 b) Eventos Sociais

 Devido aos contatos comerciais entre o Profissional de Compras e os fornecedores, podem surgir convites para eventos sociais. Repetidos convites podem caracterizar conflito de interesses, cabendo ao profissional envolvido avaliar cada situação, comunicar a Alta Direção recusando-os caso perceba que possam representar relacionamento impróprio.

 c) Devolução de Amostras

 As amostras de produtos de propriedade de terceiros, devem ser devolvidas imediatamente após a conclusão do processo de aquisição.

 2.2. Segurança da Informação

 Todos os documentos do processo de aquisição, tais como propostas técnicas e/ou comerciais, mapas de cotações, cadastros de fornecedores e contratos, devem ser tratados de forma confidencial.                                                                  Preços, especificações, condições de fornecimento, nome das empresas participantes etc. não devem ser divulgadas aos concorrentes ou a terceiros.

 2.3. Responsabilidade Socioambiental

 O Profissional de Compras deve sempre observar a Política da empresa de Responsabilidade Socioambiental nas suas ações e negociações, sendo seu dever:

 i) promover continuamente o questionamento aos fornecedores e requisitantes sobre as características dos produtos ou serviços e a análise do impacto nos aspectos sociais e ambientais, sempre focando e concentrando esforços na aquisição de produtos e serviços sustentáveis e na possibilidade de redução do consumo dos recursos naturais;

 ii) ser agente de conscientização para o engajamento dos fornecedores na cultura de responsabilidade Socioambiental da empresa Tavile Informática;

 iii) promover a conscientização dos gestores e requisitantes sobre a importância do processo de avaliação e monitoramento contínuo dos aspectos socioambientais dos fornecedores,

inclusive por meio de visitas com a finalidade  de verificar  as instalações, condições de trabalho etc.

 3. NORMAS DE CONDUTA

 3.1. No Desempenho da Função

 O Profissional de Compras e do Comercial deverá:

 i) contribuir de todas as maneiras para melhorar os resultados da empresa;

 ii) tratar os fornecedores com isenção e profissionalismo, rejeitando qualquer tentativa ou mesmo aparência de favorecimento;

 iii) pautar as negociações por critérios objetivos que levem em conta qualidade, preço, prazo e aspectos socioambientais;

 iv) manter confidencialidade sobre os procedimentos internos ou sobre qualquer informação obtida em razão do exercício da função;

 v) zelar para que os fornecedores participantes das concorrências ou contratados resguardem a confidencialidade das informações, mantendo absoluto sigilo sobre quaisquer dados, materiais, documentos, especificações técnicas e comerciais do objetivo da aquisição de que venham a ter conhecimento ou acesso.

 3.2. Na Comunicação

 Em todos os canais utilizados, a comunicação deve ocorrer de forma clara e objetiva, devendo o Profissional de Compras do Comercial e do Financeiro:

 i) não divulgar, sob qualquer pretexto, informações pessoais aos fornecedores e clientes, tais como endereço, telefones residencial e celular e e-mail;

 ii) comunicar-se com os fornecedores e clientes, preferencialmente nas dependências da empresa, utilizando sempre o seu próprio ramal e e-mail comercial;

 iii) ao atender pedidos de informação sobre atividades de compras, fornecê-las apenas quando o assunto for da sua competência direta; se não for o caso, remeter o interlocutor à fonte de informação mais adequada;

 iv) não fornecer informação restrita ou confidencial, justificando-se perante o interlocutor sobre sua obrigação de confidencialidade;

 v) na dúvida quanto ao interlocutor, sua intenção ou sobre a informação solicitada, exigir que o pedido seja feito por escrito e informar imediatamente ao seu superior hierárquico;

 vi) nas comunicações escritas, observar os modelos de correspondências definidos pela empresa.

 3.3. No Relacionamento entre os Profissionais

 A manutenção de ambiente saudável e de confiança mútua fortalece o comportamento ético e o desenvolvimento do Profissional. Desta forma, o respeito, a empatia e a solidariedade são comportamentos esperados.                                        Em situação de conflito entre pessoas, deve-se procurar resolver o problema de maneira conciliatória, não se utilizando sua posição hierárquica para impor posturas que contrariem as disposições deste Código. Espera-se que os detentores de cargos de liderança façam uso de sua autoridade para promover o sucesso de seus colaboradores.

 4. GESTÃO DO CÓDIGO

 4.1.Comitê de Conduta Ética

 O Comitê de Conduta Ética, composto por membros nomeados pela Alta Direção da Tavile Informática, é o órgão responsável pela proposição de ações quanto à disseminação e cumprimento do Código de Conduta Ética Profissional, corporativo da empresa Tavile informática, de modo a assegurar sua eficácia e efetividade.

 4.2. Procedimentos perante dúvidas, situações conflitantes ou ações contrárias aos princípios deste Código de Conduta Ética Profissional.

 Este Código de Conduta Ética legitima as políticas e normas estabelecidas pela Tavile Informática.                                  Ações impróprias de uma ou mais pessoas podem ter efeitos em cadeia sobre todo o grupo ou comunidade, podendo atingir, em casos extremos, a própria imagem da empresa. Assim, recomenda-se que sejam reportadas as situações e negócios com aparência suspeita ou práticas de condutas impróprias, como por exemplo:

 i) suborno ou tentativa de suborno;

ii) vazamento de informações que possam comprometer a integridade do processo e a escolha imparcial do fornecedor ou do produto; e

iii) violação das regras de seleção de fornecedores ou de processos de compras;

iv) o não oferecimento de vantagens indevidas quando da participação de concorrências ou licitações.

 Considerando que dificilmente um código de conduta ética abrange todas as situações encontradas na prática, acreditamos no senso de julgamento de cada um, incentivando-os a consultar, em caso de dúvidas, outros colaboradores.                                                                                                                                                                                                      Situações conflitantes com este Código de Conduta Ética Profissional ou que não estejam nele contidas podem surgir de forma inesperada em nosso cotidiano, cabendo a cada um a responsabilidade de um posicionamento a respeito.

 4.3. Violações a este Código de Conduta Ética Profissional

 Denúncias e manifestações por parte de colaboradores ou de terceiros que tenham conhecimento de violações a este Código de Conduta Ética Profissional, bem como quaisquer informações acerca de eventual descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis a Tavile Informática, podem ser feitas ao superior imediato, a Diretoria, ou através do canal para denúncias que a Tavile Informática mantém a disposição dos seus colaboradores.                     Quando a situação requerer e caso seja de interesse do denunciante, é garantido o direito de relato anônimo, sempre demonstrando cuidado na apresentação dos fatos, juntando, se possível, documentos que comprovem sua afirmação.  O teor das denúncias deve ser sempre o mais completo possível, a fim de possibilitar o início de eventual processo de investigação.

 
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